• Margarida Ferreira Pinto

Quando a (falta de) Liberdade deixa por escoar a Gasolina


As gerações mais novas pensarão, decerto, que parece paradoxal celebrarmos o dia da liberdade quando nos sentimos mais presos do que nunca.


Presos a pensamentos, presos a lembranças, presos à saudade da normalidade que tantos dizem estar longe de voltar ao que era.


Contudo, quando lemos na Internet artigos que nos indicam que há mais ditaduras no mundo que democracias, só nos podemos sentir privilegiados!


Esta aparente falta de liberdade que vivenciamos devido à atual pandemia, gerou uma contração de toda a atividade económica e social que, por sua vez, provocou uma significativa redução dos consumos dos combustíveis.


Neste sentido, a Portaria n.º 102-A/2020 de 24 de abril “estabelece um período excecional, entre 1 de maio e 30 de junho de 2020, durante o qual a comercialização de gasolina com especificações de inverno, ainda existente nas armazenagens em território nacional, pode ser comercializada para efeitos do seu escoamento.”(nº1 do art. 1º).


Note-se que, de acordo com o nº2 do art. 1º “À medida que o escoamento do produto mencionado no número anterior liberte armazenagem, a comercialização das gasolinas deve respeitar as especificações de verão.


Em conformidade com o disposto no nº3 do art. 1º: “O período estabelecido no n.º 1 pode ser alterado, mediante despacho, em função da evolução da procura da gasolina e do respetivo escoamento.


Enquanto os combustíveis armazenados se vão acumulando à espera que tudo volte ao normal, nós ouvimos ecoar nos vários cantos do mundo diferentes hinos à liberdade:


“Oh bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao.

E' questo il fiore del partigiano

Morto per la libertà.


Mas o maior hino está dentro de cada um de nós. Não precisa de ser entoado através de discursos políticos ou pelas ruas fora.


O nosso Hino à liberdade está em cada gesto, em cada pensamento, está na possibilidade de eu hoje estar aqui a escrever para todos os que me leem: 25 de abril, sempre!

  • Facebook ícone social
  • Instagram