• Margarida Ferreira Pinto

Dia do Advogado e da Resiliência em Ser Advogado

Atualizado: Mai 20


Hoje celebramos o dia do patrono dos advogados, o Santo Ivo. Tendo sido conhecido como o “advogado dos pobres”, será para muitos uma inspiração no que toca à defesa de causas.


Enquanto advogados, vivemos muitas vezes reféns dos prazos. Aliás, costumamos dizer ironicamente que “os advogados não têm tempo de vida, têm prazo”. Mas ser advogado transcende qualquer palavra que se possa usar para o descrever.


Nós estamos na linha da frente. Somos muitas vezes confidentes e os primeiros a saber de questões que não são contadas nem à família mais próxima. Por isso, é nossa missão, enquanto advogados, assegurar a salvaguarda dos direitos de todos os cidadãos.


Neste dia, não posso deixar de lembrar a lei que ainda vigora e que condiciona o prosseguimento e tramitação normal dos processos judiciais. Vários estabelecimentos comerciais começam gradualmente a abrir depois destes últimos meses de confinamento, mas a Justiça (um dos pilares do Estado de Direito em Portugal) continua relegada para segundo e terceiro plano.


Por outro lado, nós advogados, conhecidos por defendermos os direitos dos outros, assistimos diariamente a um cenário em que os nossos direitos são coartados. Num período tão sensível como o Estado de Emergência, em que os prazos processuais estiveram suspensos, não fomos tidos nem achados no que toca aos financiamentos cedidos durante a pandemia.


Mas continuaremos aqui na luta. Acreditamos que advogar é isso mesmo: ter resiliência suficiente para ultrapassar os obstáculos aparentemente inultrapassáveis. Esta resiliência começa logo no período de estágio (com a duração mínima de dezasseis meses e a maior parte das vezes não remunerado) e tem necessariamente de ocupar um lugar dentro de nós, o resto da vida.


Aguardamos ansiosamente a publicação da Lei sobre a retoma da atividade dos tribunais durante o período da doença COVID-19 que revogará a Lei nº 1-A/2020 de 19 de março. Depois do fracasso da realização das audiências por meios de comunicação à distância, em breve, a regra passará a ser a realização de audiências presenciais.


Mais do que o dia do Advogado, hoje festejamos o dia da Resiliência em Ser Advogado.


  • Facebook ícone social
  • Instagram