• Margarida Ferreira Pinto

Qual o perfil das empresas que estão a recorrer ao lay-off?

Atualizado: Jun 5


Falemos antes de mais da abrangência sem precedentes do regime de lay-off no tecido empresarial português.


Grande parte dos pedidos de lay-off foram feitos nas primeiras duas semanas de abril. Os setores mais dinâmicos na criação de emprego nos últimos anos, são aqueles que estão atualmente a recorrer ao mecanismo do lay-off.


A esse respeito, destacam-se o setor do Alojamento, da Restauração, da Reparação de Veículos Automóveis e Motociclos e das Indústrias Transformadoras.


Estas empresas, que beneficiam destes apoios públicos, não podem naturalmente recorrer ao despedimento coletivo ou por extinção do posto de trabalho. Isto permite aos trabalhadores afetados pelo lay-off (que neste momento são 1/3 dos trabalhadores por conta de outrem) respirarem de alívio.


Lia ontem na publicação do Expresso Economia que “27% dos trabalhadores em lay-off são de pequenas empresas”.


De facto, o tecido económico português é composto por muitas micro e pequenas empresas. As empresas com maior robustez financeira são as que neste momento estão a beneficiar mais deste mecanismo.


Contudo, em consequência dos efeitos diretos da crise, geraram-se múltiplas desigualdades.


Muitas das pequenas empresas não são viáveis e, portanto, já estarão neste momento em vias de encerramento. Esta é a chamada “filtragem” natural do mercado. É por essa razão que a maior parte das microempresas nem sequer está a beneficiar da “oxigenação” temporária que o lay-off lhes poderia proporcionar.


Resta saber se esta é uma situação justa. Uns dirão que sim, porque acreditam existirem demasiadas empresas concorrentes no mercado e só algumas merecem vencer. Outros advogarão que, efetivamente, a concorrência é saudável e faria sentido haver mais medidas de apoio a estas microempresas.


Parece-me a mim que, mais do que nunca, importa pensarmos no futuro das empresas. Estou certa de que esse futuro não pode deixar de passar pela Inovação e pela Transformação Digital.

  • Facebook ícone social
  • Instagram